Data: 03/02/2021 Tempo: 02min de leitura Categoria: Institucional Visualizações: 115 visualizações
Por: Observatório do Turismo

No final de 2019 na microrregião do oeste catarinense conhecida como Alto Irani, 10 municípios – Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim, assumiram o compromisso de realizar um planejamento turístblico para alavancar o desenvolvimento econômico sustentável. Cada qual com sua peculiaridade e vocação turística, mobilizaram o trade, gestores públicos e privados e da produção associada ao turismo para representarem suas áreas e subáreas na formação de um colegiado (como Delegados nomeados por decretos municipais, o qual assumiria as responsabilidades pela elaboração coletiva dos Planos de Turismo de cada município.

O programa institucional de atendimento corporativo Senac Turismo e o Senac Xanxerê assumiram a consultoria e qualificação do colegiado, aplicando uma metodologia especifica para alcançar resultados rápidos e mediar a participação intensiva de todos os delegados do colegiado intermunicipal durante as atividades. A proposta metodológica consiste em fazer de cada etapa do PMT uma formação de competências, para que, no decorrer da execução do plano, cada qual posse desempenhar seu papel de forma apropriada e com o intuito de formar uma rede de cooperação em prol da realização das boas práticas aplicadas ao desenvolvimento integral da sociedade por meio do turismo. 

Porém com o início da pandemia (em março de 2020) todas as atividades coletivas tiveram que ser suspensas.  Rapidamente o Senac SC adaptou a metodologia para ser aplicada à distância e de forma online. No início, no que parecia ser uma nova realidade rapidamente foi absorvida e entendida pelos participantes como método eficaz e para alcançar os resultados propostos. Assim, cada etapa – Workshop de Formação do Colegiado de Turismo, Workshop de Mídias Digitais, Workshop Inventário da Oferta Turísticas, Seminários e Oficinas temáticas e o Fórum de discussão e aprovação das proposições do PMT – foram sendo conquistadas em eventos online, fazendo uso de ferramentas e aplicativos para possibilitar a voz e participação integral do colegiado intermunicipal.

Após praticamente de um ano de trabalho, os dez Planos Municipais de Turismo estão sendo finalizados e logo poderão ser aplicados como instrumento de gestão para os, agora bem posicionados, municípios do Alto Irani. E apresentarão um rol de novos atrativos turísticos segmentados que aumentarão a oferta turística no Grande Oeste.

Também poder
te interessar:

Live Talks: Diversificação de segmentos turísticos de Santa Catarina
Data: 25/02/2021 Tempo: 02min Categoria: Observatório

Live Talks: Diversificação de segmentos turísticos de Santa Catarina

Live talks de março do Observatório do Turismo oferece debates sobre temas a importância de diversificar os segmentos

Senac Oportuniza: imersão nas áreas do comércio, turismo e tecnologia
Data: 23/02/2021 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Senac Oportuniza: imersão nas áreas do comércio, turismo e tecnologia

As inovações, tendências e oportunidades das áreas do comércio, turismo e tecnologia entram em pauta nos próximos

Empresas do setor de turismo passam a ter acesso ao Programa de Crédito da Fecomércio SC
Data: 18/02/2021 Tempo: 01min Categoria: Institucional

Empresas do setor de turismo passam a ter acesso ao Programa de Crédito da Fecomércio SC

Entidades representativas dos setores de eventos, bares e restaurantes e turismo aderem ao Programa CreSCer +