Data: 23/09/2021 Tempo: 04min de leitura Categoria: Atualidade Visualizações: 249 visualizações
Por: Observatório do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é celebrado no dia 27 de setembro em comemoração à criação do estatuto e implementação da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980. A Organização Mundial do Turismo (Unwto – World Tourism Organization), com sede em Madrid, é uma agência especializada das Organização das Nações Unidas comprometida pela promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, e é a principal organização internacional de âmbito das questões das políticas de mundiais do turismo.

O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, é indicado pelos países membros um tema com o objetivo de estabelecer reflexões e debates internacionais. O tema escolhido para 2021 é “Turismo para o Crescimento Inclusivo”.

O turismo foi um dos setores econômicos mais impactados socialmente e economicamente pela pandemia de Covid-19.   Foi exatamente para ajustar no déficit da economia mundial do turismo que a OMT estabeleceu que o tema do Dia Mundial do Turismo 2021 fosse centrado no crescimento inclusivo para impulsionar a recuperação.

A OMT pretende que o tema “Turismo para o Crescimento Inclusivo” sirva de inspiração e argumento para sensibilizar as tomadas de decisões quanto ao reposicionamento dos destinos turísticos. O tema converge para guiar o setor do turismo na recuperação e crescimento inclusivo, e que alcance e garanta que o argumento chegue as comunidades locais e as minorias. Lembrando ainda que o tema está diretamente relacionado ao futuro de todos nós e permite que vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tenham a oportunidade de serem alcançados, em especial os objetivos 1: combate à pobreza, 5: igualdade de gênero, 8: trabalho digno e crescimento econômico e 10: redução das desigualdades.  

O crescimento inclusivo tornou-se um conceito fundamental para o desenvolvimento do turismo principalmente relacionado as bases comunitárias. O crescimento inclusivo compreende tanto resultado quanto processos, envolvendo a participação e repartição dos benefícios do desenvolvimento econômico. O conceito do crescimento inclusivo como processo para o equilíbrio das desigualdades, está amplamente associado como o fator de desbloqueio econômico e no entendimento que a equidade favorece o desenvolvimento integral e sustentável das economias com a redução das disparidades. O crescimento inclusivo possibilita que as oportunidades sejam asseguradas para que todos participem e tenham oportunidade do processo de crescimento, favorecendo o compartilhamento dos resultados.  As desvantagens das populações em situação de vulnerabilidade social são reduzidas com os benefícios de favorecimento aos acessos a participação nas oportunidades legadas pela economia do turismo.

Atualmente diversas correntes de pensamento econômico atribuem a prática das atividades turísticas como uma das mais importantes economias mundiais. Porém a prática do turismo, é mais do que um ramo da economia, é uma área de estudo das ciências sociais. Esta atribuição socioeconômica faz das atividades do turismo uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento sustentável integral. Ou seja, o turismo é um grande ativador da sustentabilidade que transcende os aspectos econômicos, sociais e ambientais, e vai além para os aspectos inclusivos, políticos, pedagógicos, culturais, éticos e estéticos.

Em Santa Catarina o tema do Dia Mundial do Turismo pode beneficiar diretamente o segmento turístico de base comunitária. A grande maioria dos pequenos e médios municípios catarinenses são essencialmente rurais com o embasamento econômico na agropecuária e na agricultura familiar. Somam-se a este embasamento as comunidades pesqueiras, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. A possibilidade de desenvolvimento pela economia do turismo nestas comunidades é adicionada a grande tendência apontada por várias organizações do setor para o crescimento exponencial do turismo regional. O aumento do interesse pelo turismo regional, por conta da pandemia, ao mesmo tempo que promove a circulação traz a estas comunidades a possibilidade da inclusão.

Além do crescimento inclusivo e a sustentabilidade o turismo de base comunitária define seus princípios na conservação da biodiversidade, valorização da história e da cultura e equidade social. Desta forma, produtos e serviços turísticos ofertados para complementar às demais atividades desenvolvidas pelas comunidades, contribuem para a geração de renda, fortalecendo e valorizando os ofícios, modos de vida, e gerando manutenção para que a cultura local seja transformadora para a realidade destas sociedades.

Desta forma, cabe as organizações de gestão pública do turismo e as entidades representativas dos setores do turismo promoverem esta causa e compartilharem das mesmas expectativas da OMT quanto ao desempenho do tema do Dia Mundial do Turismo 2021.  Esperamos que as adversidades enfrentadas atualmente pela economia do turismo possam ser superadas pela valorização das identidades culturais como meio para o desenvolvimento das bases comunitárias de Santa Catarina, pois como resultado, todo o trade catarinense ganhará com esta atitude inclusiva.

Também pode
te interessar:

Trade realiza primeira oficina on-line do projeto Vai Turismo em SC
Data: 21/10/2021 Tempo: 01min Categoria: Institucional

Trade realiza primeira oficina on-line do projeto Vai Turismo em SC

Após dois encontros de nivelamento sobre políticas públicas e o papel do empresário na governança, a Câmara

Laboratório de Turismo da IGR Encantos do Sul vence DisrupTur 2021
Data: 06/10/2021 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Laboratório de Turismo da IGR Encantos do Sul vence DisrupTur 2021

Foram conhecidos nesta terça-feira (05), os vencedores do DisrupTur 2021, que tem como objetivo auxiliar as 13 regiões

Resultados da temporada de inverno apontam para retomada do turismo em SC
Data: 30/09/2021 Tempo: 03min Categoria: Institucional

Resultados da temporada de inverno apontam para retomada do turismo em SC

Belezas naturais de tirar o fôlego, como a cenográfica Serra do Corvo Branco, rapel em cascatas e paredões, esperar a