Data: 27/05/2021 Tempo: 02min de leitura Categoria: Observatório Visualizações: 291 visualizações
Por: Observatório do Turismo

Em junho o Observatório do Turismo de Santa Catarina terá como tema de suas Live Talks o inverno e a sua relevância e atratividade para o turismo catarinense. O Inverno em Santa Catarina é sinônimo de temperaturas baixas e, diferentemente de outros estados brasileiros, por aqui o frio é um atrativo. Os segmentos de turismo rural, ecoturismo e turismo cultural são destaques no inverno catarinense por se relacionarem bem com os dias frios, pois remetem a atividades turísticas que fornecem movimentação, conforto e experiências sensoriais.

As previsões do tempo para a estação de inverno de 2021 apontam para um período que apresentará temperaturas mais baixas e chuvas irregulares comparado com os anos anteriores, segundo a Epagri/Ciram – Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina. Desta forma, tendo o frio como atratividade, a circulação de turistas em busca de cenários gelados será maior que nos anos anteriores, também considerando a expectativa de uma ampliação do turismo regional em 2021 por conta das restrições às viagens internacionais.

08/06 – 18h – terça-feira
Live Talks: O inverno e a sua relevância e atratividade para o turismo na região Serrana

Para adentrar no assunto frio como atrativo turístico, no dia 08 de junho teremos um bate papo com Ana Vieira que é assessora de turismo da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) e secretaria executiva do Conserra – Conselho de Turismo da Serra Catarinense.

Ana estará conversando sobre as ofertas turísticas da região, quais serão os impactos do cancelamento pelo segundo ano consecutivo (devido a pandemia) da Festa Nacional do Pinhão e como a Serra Catarinense está se preparando para a temporada de inverno.  

29/06 – 18h – terça-feira
Live Talks: A gastronomia típica de inverno em Santa Catarina

No dia 29 de junho o assunto da Live Talk será a gastronomia de inverno catarinense. A convida Nathalia Bernardinetti, que é editora-chefe da Revista Brasileira de Gastronomia e gestora do Observatório da Gastronomia estará nos trazendo informações sobre a produção gastronômica cultural típica de Santa Catarina relacionada ao inverno.

Nathalia, que é pós-graduanda em cultura e sociobiodiversidade da gastronomia e história da alimentação e patrimônio cultural, nos trará curiosidades de receitas e narrativas sobre alimentos característicos do período como o pinhão, a tainha e a farinha de mandioca.

Então que venha o frio e com ele quem sabe a neve para mais um ano Santa Catarina figurar como o principal atrativo do inverno.

As Live Talks do Observatório do Turismo de Santa Catarina são transmitidas ao vivo no YouTube e Facebook nas terças feiras pelas 18 horas.

Acompanhe nas redes sociais e fique por dentro as live talks.

Também pode
te interessar:

Lançamento do Prêmio Troféu o Melhor do Turismo do Vale Europeu
Data: 17/06/2021 Tempo: 02min Categoria: Regiões Turísticas

Lançamento do Prêmio Troféu o Melhor do Turismo do Vale Europeu

Empresas e intuições do trade do Vale Europeu anunciam a criação do Prêmio Troféu O Melhor do Turismo do Vale

Trade articula criação da 14ª região turística no Meio Oeste de Santa Catarina
Data: 15/06/2021 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Trade articula criação da 14ª região turística no Meio Oeste de Santa Catarina

A criação de uma nova Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) poderá potencializar o turismo regional das

CNC lança o projeto Vai Turismo para escrever uma nova história do turismo
Data: 11/06/2021 Tempo: 05min Categoria: Institucional

CNC lança o projeto Vai Turismo para escrever uma nova história do turismo

Valorizar, apoiar e impulsionar os destinos e produtos turísticos brasileiros, por meio de uma grande articulação, nos