Data: 18/05/2021 Tempo: 03min de leitura Categoria: Especiais Visualizações: 241 visualizações
Por: Observatório do Turismo

Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Em 1977 o Icom – Conselho Internacional de Museus, uma instituição integrante à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu a data para incentivar as pessoas ao hábito de visitar e apreciar os espaços museológicos e também como data para refletir os objetivos dos museus. Em 2021 o Icom apresenta o tema O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar. O tema escolhido mundialmente propõe fomentar as discussões do campo museal diante de novos modelos de gestão, transformação digital, sustentabilidade e o seu papel nas sociedades

Em sintonia ao Dia Internacional dos Museus, a Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina da Fundação Catarinense de Cultura lançou ontem a segunda edição do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus – 2021. Os dados foram coletados durante a campanha de cadastramento das instituições museológicas do estado, realizada pela coordenação do SEM/SC de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2020. O SEM/SC ao longo dos últimos 30 anos vem atuando para encurtar as lacunas e a fornecer ferramentas estratégicas para soluções das prioridades dos museus.

A intenção é que as informações coletadas a partir deste relatório contribuam para a análise e reflexão sobre a importância das instituições museológicas em Santa Catarina e na criação de políticas públicas necessárias para fomentá-las. O relatório apresenta os dados de 166 instituições museológicas que participaram do cadastramento. Porém a quantidade de museus no estado é bem superior. Atualmente o registro oficial do quantitativo de museus em Santa Catarina apresenta 263 museus registrados na plataforma colaborativa museusbr, regulada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Este número equivale a mais de 7% do total de museus brasileiros, segundo o Ibram, colocando Santa Catarina na 5ª colocação entre os estados com o maior quantitativo de museus.

O número de museus que atendeu ao Cadastro Catarinense de Museus foi menor do que o número quantitativo registrado no Sistema Estadual de Museus – SEM/SC. O relatório aponta que há muito ainda a ser feito para o desenvolvimento dos museus catarinenses, principalmente na ampliação de promoção e divulgação dos espaços museológico para atração de visitante e turistas.  Os museus de Santa Catarina, em sua maioria, seguem a grande vocação catarinense para o turismo cultural, sendo sempre destaques de atratividade quando o assunto é imersão em conteúdo culturais, históricos, sócias e científicos relacionados ao estado.

Os museus sempre foram equipamentos que complementam os atrativos ou partes de roteiros nos destinos turísticos, contribuindo para promover o intercâmbio cultural, criando laços entre turistas e a população local.  A força empática dos museus reside em serem portadores de patrimônios culturais, biológicos, sócias e históricos, comprometidos no repasse de conhecimentos e experiências, contribuindo de forma ativa na preservação dos elos que unem todos os povos.

O momento atual exige aos museus o desafio e enfrentamento de pensar o seu futuro e se adaptarem aos contextos e legados da pandemia. Os museus catarinenses, como os demais do mundo inteiro, tiveram que lidar durante a pandemia com restrições ao seu maior objetivo – a visitação ao público. Certamente muitos museus aproveitaram este período restrito para se organizarem quanto as questões internas de manutenção e organização. Agora, aos poucos, as restrições estão diminuindo, e espera-se que em breve os museus possam ter suas portas abertas e que cada vez mais estejam incluídos no conjunto de atrativos culturais dos destinos turísticos.

Portanto, no Dia Internacional dos Museus, Santa Catarina tem muito a comemorar pois é um dos estados com a maior concentração de museus por habitante e conta com uma imensa variedade de tipos e estilos de espaços museológicos. São mais de 200 museus de interesse turístico vinculados ao segmento turismo cultural.

Para saber mais:
Relatório do Cadastro Catarinense de Museus – 2021
Conselho Internacional de Museus

Também pode
te interessar:

Pesquisa traz percepção sobre atividade turística e políticas pública do setor em SC
Data: 26/04/2022 Tempo: 01min Categoria: Institucional

Pesquisa traz percepção sobre atividade turística e políticas pública do setor em SC

O projeto Vai Turismo divulgou esta semana a pesquisa de percepção sobre a atividade turística e as políticas públicas em Santa Catarina, além de um diagnóstico com

Caminhos do Cânions do Sul é confirmado pela Unesco como Geoparque Global
Data: 18/04/2022 Tempo: 02min Categoria: Politicas Públicas

Caminhos do Cânions do Sul é confirmado pela Unesco como Geoparque Global

Na quarta-feira no dia 13 de abril de 2022, a A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chancelou o Geoparque Caminhos dos

Senac SC organiza premiação do turismo na Serra Catarinense
Data: 13/04/2022 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Senac SC organiza premiação do turismo na Serra Catarinense

A segunda edição do evento Estação Turismo contou com a organização do Senac SC no Prêmio Conserra Gralha de Ouro de Excelência do Turismo da Serra Catarinense, que