Data: 13/10/2020 Tempo: 02min de leitura Categoria: Atualidade Visualizações: 112 visualizações
Por: Marinho Motta

E notável que nosso país é um dos melhores lugares do mundo para se praticar o Turismo de Natureza. Um país com dimensões continentais, composto por 06 (seis) biomas diferentes, com características distintas, serra, cachoeiras, rios, praias maravilhosas, além dos aspectos culturais que estão presentes em cada um desses lugares muitas vezes escondidos, e que são base para o desenvolvimento do Turismo de Natureza.

Iniciamos uma série de artigos que vão nos levar a entender esse segmento, que tende a ser um dos mais procurados pós-pandemia, devido a necessidade do ser humano de retornar a uma vida “normal” onde o encontro com o meio natural acaba sendo um refúgio mais seguro e ao mesmo tempo reenergizante.

Vamos conversar sobre os mais atuais conceitos que envolvem o Turismo de Natureza, os principais tipos de turismo em nosso Estado, trazendo sempre dicas quanto ao local onde praticar, como e quando, além de aspectos relacionados a segurança das atividades, os profissionais envolvidos, as atualidades e tudo que seja interessante destacar.

Nesse primeiro artigo falaremos sobre um tema abrangente – Turismo de Natureza – um conceito que envolve vários outros tipos de turismo, que possui características próprias, experiências únicas e vivências inesquecíveis.

Segundo Soldateli, 2005 o Turismo de Natureza

“Contempla em sua maioria todos os segmentos e práticas turísticas que possuem como ponto de interesse o ambiente natural. Por fazer uso de atrativos e espaços, gera impactos em diversos elementos dos sistemas naturais.”  

A cada semana vamos trazer, conceitos e tudo que esteja relacionado a eles, os principais locais para a prática, capacitação e dicas importantes para que você possa aproveitar ao máximo o que a Natureza tem a oferecer.

As principais atividades que vamos abordar aqui serão: Turismo de Aventura, Ecoturismo, Turismo pedagógico, Turismo Rural e Agroturismo.

Santa Catarina é bela por natureza

Um estado que contempla o mar e numa faixa a menos de 200 km de distância temos águas termais em profusão e neve. Um estado onde as belezas naturais são diversificadas e cada município tem suas peculiaridades e belezas próprias.

Temas como o cicloturismo, das hospedagens rurais, das caminhadas, dos acampamentos, e até das corridas ao ar livre, além de outras atividades que iremos abordar a cada semana sobre cada região.

Tudo para que possamos aproveitar melhor o contato com a natureza, respeitando o meio natural, a população residente e acima de tudo realizando uma visitação consciente.

Vamos conhecer melhor nosso Estado através do Turismo de Natureza?

Também poder
te interessar:

Atividades ao Ar Livre e o Covid-19
Data: 22/10/2020 Tempo: 01min Categoria: Experiências

Atividades ao Ar Livre e o Covid-19

Deu vontade de estar junto a natureza, as trilhas e caminhos da sua localidade acabam sendo uma das melhores opções

Segurança no Turismo de Aventura
Data: 20/10/2020 Tempo: 02min Categoria: Experiências

Segurança no Turismo de Aventura

O Turismo de Aventura é um segmento cujo principal atrativo é a prática de atividades de aventura com caráter

O Profissional do Turismo da Natureza
Data: 15/10/2020 Tempo: 01min Categoria: Experiências

O Profissional do Turismo da Natureza

Quando falamos na qualificação do turismo, pensamos em todas as áreas de atuação, seja nível técnico até mesmo a