Data: 21/12/2020 Tempo: 02min de leitura Categoria: Atualidade Visualizações: 258 visualizações
Por: Marcelo Bertoluci

Desde o início da pandemia de coronavírus o brasileiro vem reinventando a forma como faz turismo. O viajante nacional decidiu fazer sua retomada por conta própria e agora viaja para locais mais perto de casa.

Com o lançamento do Plano Nacional de Retomada do Turismo pelo Ministério do mesmo, o setor vem apostando no conceito de “Turismo de Proximidade”, em referência a viagens terrestres para destinos com até 300 quilômetros de distância.

O Booking.com realizou uma pesquisa que aponta as tendências do turismo no pós-pandemia. Realizado com 20.934 pessoas de 28 países, o estudo mostra que os viajantes devem buscar opções mais econômicas, deslocamentos nos arredores em viagens que unem negócios e lazer.

Turismo Regional

Na pesquisa, o item “viagens perto de casa” foi mencionado por 55% dos viajantes nacionais. Dos 999 brasileiros entrevistados, mais da metade quer conhecer um destino novo na região em que mora. 

Outra pesquisa feita também pela empresa, entre maio e junho deste ano, mostrou que o brasileiro ainda é tradicional na hora de escolher seu destino de férias. Com 63% dos entrevistados planejando viajar para um lugar já conhecido, como Florianópolis.

Novo Normal

A tecnologia deverá ser mais um serviço a ser considerado no planejamento de uma viagem. De acordo com a pesquisa, para controlar os riscos à saúde, 69% dos brasileiros acreditam que “as acomodações vão precisar ter tecnologias de ponta para fazerem as pessoas se sentirem seguras” e cerca de 60% recomenda o uso de recursos tecnológicos para reservas em restaurantes e máquinas de autoatendimento no lugar dos balcões de venda de ingressos. 

A pesquisa apontou também o desejo de viajar para compensar o tempo perdido em 2020 (64%), busca por viagens mais sustentáveis (71%) e econômicas (78%), e melhores condições nas políticas de cancelamento de reservas (82%). 

Conselho Mundial de Viagens e Turismo credenciou Santa Catarina com o selo Safe Travels

Se você está pensando em viajar para Santa Catarina, saiba que você está indo para um destino reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo como seguro, de acordo com os protocolos sanitários internacionais.

Essa informação foi confirmada pela Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) em matéria que destaca o credenciamento do estado junto ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) para compor a seleta lista de destinos que detêm o selo Safe Travels. 

O selo sinaliza que as práticas adotadas em Santa Catarina estão alinhadas aos protocolos globais de viagens seguras, garantindo mais segurança aos viajantes, prestadores de serviços e trade turístico. 

A nossa maneira de viajar mudou. Já a preocupação que você bem para receber bem o turismo continua a mesma. Com responsabilidade, cada vez mais catarinenses estão voltando a viajar e a visitar a sua cidade. Prepare-se com toda a segurança para o retomada do turismo.

Também pode
te interessar:

Fecomércio SC apresenta balanço da Temporada de Verão 2021
Data: 13/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Fecomércio SC apresenta balanço da Temporada de Verão 2021

A temporada de verão em Santa Catarina aconteceu em meio a um clima de incertezas quanto aos regramentos e restrições

Câmara de Turismo da Fecomércio SC reúne trade para debater ações do setor
Data: 08/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Câmara de Turismo da Fecomércio SC reúne trade para debater ações do setor

Os principais atores do trade catarinense debateram a agenda política e econômica do setor durante a reunião da

Governo investe na sinalização turística em Santa Catarina
Data: 06/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Regiões Turísticas

Governo investe na sinalização turística em Santa Catarina

O governador Carlos Moisés anunciou, segunda-feira, 29, a liberação de R$ 7.184.978,25 para a execução da