Data: 08/12/2021 Tempo: 01min de leitura Categoria: Institucional Visualizações: 296 visualizações
Por: Fecomércio SC

O turismo doméstico desponta como uma tendência mundial, reflexo das mudanças desencadeadas pela pandemia. Em meio às incertezas e expectativas para esta temporada de verão, a Fecomércio SC realizou pesquisa em Santa Catarina para compreender o novo momento do setor e a intenção de viajar em 2021 e 2022. A pesquisa foi apresentada na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, realizada nesta terça-feira (7).

> Confira a pesquisa na íntegra

“A pesquisa confirma que as pessoas querem viajar e, por questões de segurança, praticidade e economia, os destinos nacionais, principalmente o litoral catarinense, devem ser os mais procurados para as próximas férias. Esses dados podem gerar bons insights para o trade direcionar suas estratégias”, avalia o vice-presidente de Turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

Quase 60% dos entrevistados pretende viajar nas férias. Mais da metade deve ir nos próximos meses – 43% até o final do ano, 22,2% no verão 2022 e 13,1% a partir de abril de 2022. Outros 10,1% manifestaram que somente voltarão a viajar quando a pandemia estiver controlada, 7,1% não tem data definida  e 4,4% a partir do final de 2022.

Os dados apontam que o público interno será fundamental para recuperar os prejuízos acumulados: 91,9% vão circular dentro do Brasil e apenas 8,1% deve ir para o exterior. Entre os destinos nacionais, Santa Catarina lidera a preferência (38,4%), seguido pelo Nordeste (15,6%).


A pesquisa foi realizada nos meses de outubro e novembro, com 849 moradores de Santa Catarina, distribuídos em cotas proporcionais à população por mesorregião, faixa etária, escolaridade e sexo. O erro amostral calculado é de 3,3% para um intervalo de confiança de 95%.

Também pode
te interessar:

Pesquisa traz percepção sobre atividade turística e políticas pública do setor em SC
Data: 26/04/2022 Tempo: 01min Categoria: Institucional

Pesquisa traz percepção sobre atividade turística e políticas pública do setor em SC

O projeto Vai Turismo divulgou esta semana a pesquisa de percepção sobre a atividade turística e as políticas públicas em Santa Catarina, além de um diagnóstico com

Caminhos do Cânions do Sul é confirmado pela Unesco como Geoparque Global
Data: 18/04/2022 Tempo: 02min Categoria: Politicas Públicas

Caminhos do Cânions do Sul é confirmado pela Unesco como Geoparque Global

Na quarta-feira no dia 13 de abril de 2022, a A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chancelou o Geoparque Caminhos dos

Senac SC organiza premiação do turismo na Serra Catarinense
Data: 13/04/2022 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Senac SC organiza premiação do turismo na Serra Catarinense

A segunda edição do evento Estação Turismo contou com a organização do Senac SC no Prêmio Conserra Gralha de Ouro de Excelência do Turismo da Serra Catarinense, que